quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A soma de todos os sentimentos

Se formos analisar a situação do Noroeste hoje, seria óbvio dizer que "quase não ha mais salvação", muito embora, eu acredito sempre, como noroestino rubro, na salvação.

Mas a mistura de sentimentos é flagrante:

Por que ir ao Alfredão ver o seu time perder?
Eu não vou ao cinema ver filme romântico, meloso, porque eu não gosto.
Então, usando o mesmo raciocínio - e comparando os preços "das diversões", eu não iria mais ao Alfredão. Porém, eu não amo o cinema.

Não assisto novelas... elas me fazem me sentir idiota. Seguindo o mesmo raciocínio, não vou mais assistir aos jogos do Noroeste. Mas eu não amo novelas...

Não leio livros de auto-ajuda. Desisto logo de cara, por isso, nem compro. Seguindo o mesmo raciocínio, não comprarei mais nenum ingresso pra ver o Noroeste. Mas eu não amo livros de auto-ajuda.

Agora, me pergunto: o que me faz renovar as esperanças e ir - de novo - ao Alfredão ver meu Noroeste jogar? Simples: é o amor que tenho por esse clube. Esse clube que meus avós (ferroviários) ajudaram a construir. Clube que, por ser quase centenário, numa cidade de 111 anos, confunde sua história com a dela.

À luz da razão, entendo: um time que não chuta a gol, não pode galgar nada, só pode ficar mesmo, como está, diante de um prenúncio quase certo de fracasso.
Assim como alguém que nao estudou nada, achar que vai pasar num concurso público. Não dá. Só com muita sorte. E é esse elemento subjetivo - a sorte - é que está faltando ao Noroeste.

Quando um time está bem, a bola bate na canela de alguém e entra. No nosso caso, a bola bate nas canelas e some, se perde... como nossas esperanças.

Acreditar no Noroeste ainda é, hoje, como acreditar em quem lhe traiu, acreditar numa promessa de "isso nunca mais vai acontecer".

Acho que é esse sentimento que me faz comprar outro ingresso e estar lá no Alfredão, de novo, pra ser "traído".

É. O amor é inexplicável.
Tentou Vinícius de Moraes:
"Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso."
Continua inexplicável.

E eu continuo acreditando. Mas à luz da emoção. Da paixão - inexplicável - pelo Noroeste. Onde ele estiver.

13 comentários:

DaniGimenes disse...

Lendo o post não pude deixar de lembrar de meu pai, que seu irmão Douglas conheceu bem e que faleceu em 2005, e o quanto ele amava este clube assim como eu, e você está certo, a história dele se confunde com a de Bauru. Vivendo no exterior já a mais de 4 anos, não consigo deixar de pensar em Bauru e no Noroeste nem por um dia sequer. Ganhando ou perdendo, este time é nosso, o som da locomotiva no hino diz tudo, paixão e sentimento que não irão morrer nunca. Noroestino veste o vermelho nos momentos de glória ou derrota. Infelizmente nas últimas décadas os momentos difíceis se sobrepuseram aos bons, mas ser noroestino é isso mesmo, sabemos que como um clube do interior como tantos outros, o Noroeste sofre das mazelas de nosso futebol, que não sei como ainda sim consegue ser vencedor diante de tudo que enfrenta pelo mundo. Noroeste somos nós cara, a camisa vermelha é nossa primeira pele, e assim será para sempre. Durante muitos anos amarguei junto de meu pai qe não perdia um jogo do Norusca momentos difíceis, onde por vezes nem 100 pessoas iam ao estádio, vi também grandes momentos, de lindas viradas, como no início dos anos 90 em que viramos para cima da Ponte por 2 a 1 em menos de cinco minutos, a virada de 5 a 4 sobre o Botafogo depois de estarmos perdendo por 4 a 1 acho que em 1992, as duas vezes em que quase subiu para a primeirona do brasileiro, onde perdemos em casa para o Guarani em 1992 e União São João em 1993, a cada vitória sobre os grandes e cada acesso, ri e chorei junto com todos e a cada alegria permanece viva em minha mente e meu coração, como de todo noroestino cada momento deste. Como esquecer ou abandonar este amor verdadeiro, amor de quem luta, batalha, de um povo humilde e trabalhador, como seus entes queridos que ajudaram a erguer esta cidade e este clube por consequência. Só sei que do outro lado do mundo, daria tudo por estar aí, mesmo que neste momento difícil, torcer, sofrer e vibrar com este time, pois como eu disse, é a nossa pele. Momentos melhores e piores poderão vir ainda, o certo é que vencendo ou perdendo, Noroeste é minha vida acima de tudo! Não desanime nunca companheiro, e continue com o belo trabalho do blog. Força Norusca e força Sangue Rubro! Não será desta vez que irão nos destruir!
Daniel Gimenes - Toyota, Japão

Anônimo disse...

BELOS TEXTOS, BIRA E DANIEL, NOROESTINOS VERDADEIROS!Só não concordo como "inexplicável".Explica-se, SIM!É justamente essa trajetória de sucessos e fracassos que nos faz tão apaixonados pelo nosso time.Não existe monotonia.É do céu ao inferno e vice-versa.
ACREDITEM: Existem 3 verdades no futebol:
1-Quem não faz toma
2-Quem ri por último, ri do mac
3-SOU NOROESTINO E NÃO DESISTO NUNCA!

Anônimo disse...

Ola... meu, voce explicou perfeitmente meu sentimento como amante do Noroeste. Parabéns pelas palavras mais uma vez. E assim como você eu acredito no nosso NOROESTE*

Anônimo disse...

Obrigado, Kelly!
Somos Noroeste sempre... onde for...

Mas com um pinguinho de vergonha na cara, né?

___________________________

Meu querido fake Ricardo:

ACREDITEM: Existem 3 verdades no futebol:
1-Quem não faz toma
2-Quem ri por último, ri do mac
3-SOU NOROESTINO E NÃO DESISTO NUNCA!

Acrecento:
4-Eôôô.. Borebi é melhor que o Eto’o (do Presidente do Monte Azul)

5-Não é mole não, montaram time pra cair de Divisão (Sangue Rubro)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Fala Bira estaremos lá novamente no sabado!! abç

BKL

Anônimo disse...

Vai, maqueano imbecil!
Comenta que eu deleto...

Anônimo disse...

Falou, Bruno!
Estaremos lá sim!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

QUERO MEU NOROESTE DE VOLTA!AQUELE TIME QUE JOGAVA POR MÚSICA, AQUELE TIME QUE DAVA GOSTO DE IR AO ALFREDÃO, ENFRENTAR FILAS PARA ENTRAR AO ESTRÁDIO..


É TRISTE...

Doug disse...

que o buraco é fundo, escuro, quase sem fim, eu sei...

mas nao podemos dizer que esse é o pior momento de todos os tempos vermelho e branco. Ali na Vila Pacífico, já vi de tudo, até bandeirinha cair, machucar e ser substituído. E o início dos anos noventa? após o rebaixamento, época que eu pulava o muro do Alfredão, tinha uma "escadinha" no muro... Gosto amargo, ver, ao vivo e em cores, o Norusca cair pra A3...
Ja sai chorando dali, como meu amigo Josinei, nao gosto de lembrar.

Bem, o que quero dizer é o seguinte:

Noroeste ganha dois jogos seguidos, empata mais um, lutaremos e sofreremos até o ultimo segundo do do campeonato...

acreditem amigos,

Nosso Noroeste não cai !

Anônimo disse...

SÓ PRA REFORÇAR:
1-Quem não faz toma
2-Quem ri por último, ri do mac
3-SOU NOROESTINO E NÃO DESISTO NUNCA!
3-SOU NOROESTINO E NÃO DESISTO NUNCA!
3-SOU NOROESTINO E NÃO DESISTO NUNCA!
3-SOU NOROESTINO E NÃO DESISTO NUNCA!3-SOU NOROESTINO E NÃO DESISTO NUNCA!3-SOU NOROESTINO E NÃO DESISTO NUNCA!
...