sexta-feira, 3 de abril de 2009

Existe razão numa emoção?



Ontem no caminho pra Marília, conversávamos sobre qual seria a "razão" que leva três pessoas com nível universitário a deixarem suas tarefas normais, suas famílias, pegarem um carro e viajar 200km, à noite, para ver um jogo de futebol...

Discutíamos sobre os motivos que nos levavam à Marília, sendo que às vezes, não visitamos parentes ou amigos que moram no nosso próprio bairro.

Não chegamos a nenhuma conclusão concreta.
Bom, o resultado do jogo todos já sabem.

Hoje pela manhã, acordei meu filho Pedro, de seis anos (completa sete no domingo), e contei a ele o resultado. Ele agiu com passividade.

Mas na hora de sair para a Escola, insistia com a mãe para VESTIR A CAMISA DO NOROESTE POR BAIXO DO UNIFORME (!!!).

Ele não dizia nada, talvez, não encontrando a "razão" para isso, mas queria vestir a camisa do seu time de coração e nas entrelinhas dizer "amo meu time, não importa onde e como ele esteja".

A escola dele é rígida quanto ao uniforme e minha esposa, com muito jeito, conseguiu
convencer o pequeno de que aquela idéia não era boa e que ele poderia usar a camisa quando quisesse.

No carro, ele foi cantando um brado da Sangue Rubro (E ninguém cala... esse nosso amor...) e alí, pude ver que não existe a "razão" que procurávamos na viagem.

Não existe, pois é só emoção. É só um amor, o mais puro de todos: aquele que não espera reciprocidade. Não espera que algum evento torne esse sentimento maior ou menor. É simplesmente amor. Inexplicável por natureza. Perfeito por natureza.

Meu filho me mostrou, com a simplicidade e praticidade das coisas de criança, que o
envolvimento com um clube de futebol é muito maior que qualquer momento, circunstância, ou "razão". Pois não depende dessas causas. Só depende de pessoas. Só depende de corações.

Meu Pedro me fez parar de buscar a "razão" nela própria, e encontrei no coração a resposta:
NUNCA FOMOS TÃO NOROESTINOS!

10 comentários:

Pinga disse...

Vivendo e aprendendo!Precisou o Pedrinho , com seis anos, simplificar o que nós teimamos em complicar.É isso meu garoto:é (bem)possível que mudemos de divisão, mas eu lhe garanto que a emoção de ser noroestino continuará a mesma.Sempre foi assim.Já tivemos vários motivos e oportunidades para deixarmos de ser noroestinos e não fizemos questão nenhuma de aproveitá-las.Vamos em frente:"Um campeão se mostra na derrota"

Anônimo disse...

Valeu Bira domingo estaremos lá como sempre!


bkl!

Kelly disse...

É realmente as crianças conseguem simplificar as coisas. E independente de divisão, o nosso NOROESTE sempre continuará no coração.

E ninguém cala esse nosso amor...

NOROESTE ETERNAMENTE!!!

Igor Matheus disse...

Bira, tem alguma chance do Noroeste continuar na Séria A ainda?

DIEGO disse...

É Bira Uma Vez Minha Namorada Me Fez a Seguinte Pergunta:

-Quem Vc Ama Mais; Eu ou o Noroeste?

Neste Momento Parei e Pensei....Veio Esta Musica na Cabeça e Cantei Pra Ela.

-NOROESTE,NOROESTE NADA VAI NÓS SEPARAR, SOMOS OS SEUS SEGUIDORES E PARA SEMPRE EU VOU TE AMAR!!!



E Ninguem Cala Esse Nosso Amor é Por Isso Que Eu Canto Assim - NORUSCA ÔÔÔ

Domingo Estaremos La Meu Caro Amigo Bira.

Bir@ disse...

Beleza, Igor!?

Cara, só ficamos na A1 se ganharmos de goleada do Mogi (que também vem a Bauru tentando se salvar) e temos que torcer por derrotas do Oeste (que joga com o Guará lá), Guarani (que joga contra o Bragantino lá) e Ituano (que joga lá em Itu com os bolacheiros fdp).

Cara, resumindo:
Temos que rezar muito e torcer para uma chuva de canivetes abertos, um terremoto (sem vítimas) no Himalaia, e (como falamos na volta de Marília ontem), um alinhamento de Saturno com Netuno e a volta de Plutão à condição de planeta...

DaniGimenes disse...

Somente uma frase explica isso que estamos passando, já passamos e iremos passar: - Uma paixão sem limites. Valeu Pedrinho, você mostrou a todos o que é ser um verdadeiro bauruense, como seu pai é, como eu sou, mesmo estando longe, como meu pai foi. Pena que muitos dos "bauruenses" não valorizam o time e nem a cidade. Espero de coração que um dia a cidade e o time se recuperem, e possam encher de orgulho aos verdadeiros bauruenses, que sabem do valor desta maravilhosa cidade.
É lindo ver o Alfredão cheio em dia de jogo importante ou quando o Norusca está bem, mas bate também uma certa raiva, do qual eu sempre me questiono, onde estava todo aquele pessoal quando o time não está bem? Em casa e dizendo aos quatro cantos que não perderia seu precioso tempo para ir no estádio ver aquela "porcaria". Pois é, é bem melhor ver o Gugu ou o Faustão né... Que se fodam péssimos torcedores e péssimos bauruenses, já cheguei a ir em jogos onde tinha menos de 100 pessoas, com o Noroeste nas últimas. Isso é ser Noroestino, isso é ser um bauruense legítimo, cantar o brado da Sangue Rubro em plena ressaca em que praticamente caímos, é ser um verdadeiro noroestino e bauruense. Parabéns Bira, pelo filho que tem! Nestes momentos difíceis algo bom sempre aparece!

Bir@ disse...

Dani, daí do Japão deu pra sentir a emoção do PP, nao??

Eu fui trabalhar quase chorando...

É o meu Pedrão, Noroestino como a Família. Mas ele é muito noroestino, cara...

Abraço, irmão!

Anônimo disse...

Não existe razão não, é pq é e ponto final.

Fico contente que vc e seus filhos tem esse amor pelo noroeste, e espero também, igualmente por Bauru e tudo que vem dessa terra.

É de bauruenses que amem Bauru sem motivo, e de verdade, com o coração, que precisamos hj.

A população de Bauru parece que não faz questão de amá-la tbm menospreza tudo que vem dela, uma pena, algo que eu procuro reverter.

Qdo me mudei de Bauru que eu vi o quão bauruense eu sou, e esse ano q foi o pior do noroeste dos ultimos anos, foi que vi o quão noroestino eu sou.

Parabéns pelo blog.

Abraços.

Ricardo disse...

Bira,tá no JC de hoje o seu texto...