quinta-feira, 26 de março de 2009

Carta (rápida) aberta à Federação Paulista de Futebol

Não começo com "Prezados senhores", pois não os vejo assim.

Sabemos - torcedores dos times pequenos - da imensa diferença técnica, salarial e estrutural em relação aos times da Capital (incluo o Santos aqui).

E também sabemos que uma fase final de Campeonato Paulista (?) com os 4 "Grandes" é muito mais legal: pra Federação, pra televisão e pra todo mundo que se beneficia disso.

Digamos então, que o nome correto dessa competição deveria ser CAMPEONATO PAULISTANO. Sim, claro... somente os 4 jogam. Esse campeonato não tem nada de Paulista. Ele é somente de São Paulo (cidade) e os times do Interior são meros coadjuvantes. Palhaços num circo onde já se sabe que o trapezista vai cair e os palhaços ficarão dando risada. O espetáculo é o mesmo e se repete ha anos.

É a clara definição do país no qual vivemos: grandes cada vez maiores, pequenos cada vez menores. E isso se reflete no futebol paulista-ano.

Sugiro então, que o "Campeonato Paulistano" começe já no ano que vem.
Com inúmeros jogos entre São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras.
Querem coadjuvantes? Temos alí mesmo em Barueri, São Caetano, Santo André e até no Canindé. Será emocionante. Empolgante.
Joguem os grandes entre si. Cinco jogos entre São Paulo e Santos, por exemplo, como um playoff. Olha que ótima idéia. Super atrativo!! A Globo vai adorar!!

Aí, o verdadeiro Campeonato Paulista seria como o que o basquete já fez - a muito bem organizada NBB (que deixou a FPB de fora).

Vocês sabem muito bem (ou talvez nem saibam, por ter os olhos vidrados nos grandes) das dificuldades dos "pequenos". Mas são eles o tempero desse campeonato, que os senhores insistem em estragar em benefício dos clubes "paulistanos".

Não quero iniciar uma guerra.
Só quero sonhar com uma fase nova no futebol do Estado de São Paulo. Afinal, Ponte Preta e Guarani, São José, XV de Piracicaba, Guaratinguetá, Rio Branco, União de Araras, União Barbarense, Bragantino, Paulista, Inter de Limeira, São Carlos, Botafogo e Comercial, Mirassol, America e Rio Preto, Catanduvense, Araçatuba, Oeste, Marília, Noroeste, São Bento, Atlético de Sorocaba (entre outros) podem fazer um campeonato emocionante, com rivalidades regionais sadias e - PRINCIPALMENTE: sem as claras intervenções dessa Instituição (?) indelével, soberana... monarca talvez.

E como essa última forma de governo, talvez precise ser deposta para que a moralidade, pela primeira vez, chegue ao "Campeonato do Estado de São Paulo".

3 comentários:

Marcus disse...

falou tudo bira, onde assino?
sabe o pior de tudo..é vc ir no estádio, pagar 20,40 reais e ja sabe qual vai ser o resultado, "vão meter a mão nos pequenos paras que os 4 graandes avançam" isso é o mais foda..

Rey disse...

Bira...Valeu
Se isto vingasse seria otimo...Seria uma boa forma futebol do interior voltar aos velhos tempos.

Anônimo disse...

Valeu..Bira
Se isto acontecesse seria uma boa forma do futebol do interior voltar aos velhos tempos e assim acabar a arrogancia desses dirigentes e jornalistas da midia de Sao Paulo.